Um novo investimento conjunto entre a Norfund e a Zebu Investment Partners visa fortalecer a cadeia de valor alimentar em Moçambique, catalisando a criação de mais empregos e aumentando a segurança alimentar no país.

A Norfund assinou um investimento de capital de 6 milhões de dólares na Terramar, um importador, distribuidor e grossista de alimentos congelados e refrigerados, bebidas e outros produtos de consumo rápido para os mercados formais e informais. A Terramar está sediada em Maputo, capital de Moçambique. O investimento é feito em parceria com a Zebu Investment Partners, um fundo de capital privado que opera em Joanesburgo e Accra, que assinou um investimento de capital de 12 milhões de dólares.

O investimento conjunto visa assegurar um importante interveniente na cadeia de abastecimento alimentar de Moçambique. Ao aumentar o abastecimento nos mercados locais e regionais, um dos objectivos é contribuir para o desenvolvimento das cadeias de abastecimento locais em Moçambique e reduzir a dependência das importações.

A eventual expansão da empresa também alcançará áreas do país que são geralmente mal servidas. Um catalisador para o desenvolvimento de cadeias de valor que aumentem a segurança alimentar Apesar dos progressos registados no país, uma grande proporção da população de Moçambique está subnutrida e o país depende da importação de alimentos. No entanto, o país tem um vasto potencial para aumentar a produção alimentar através do aumento da produtividade no sector agrícola.

A Terramar é um dos maiores grossistas de produtos alimentares de Moçambique, bem como distribuidor de produtos domésticos em geral, como papelaria e materiais de limpeza. Uma grande parte dos seus produtos é actualmente adquirida a nível internacional e regional, incluindo da Europa e da África do Sul, mas a Norfund vê grandes oportunidades para aumentar a quota de abastecimento de produtores nacionais e de outros produtores regionais. A Terramar também possui um dos congeladores de maior capacidade em Moçambique. Este tipo de cadeias de frio são cruciais para reduzir o desperdício alimentar e, assim, contribuir para a segurança alimentar.

Norfund pretende investir em empresas que proporcionem aos agricultores, processadores e fabricantes acesso aos mercados para os seus produtos. Acreditamos que a Terramar pode ser um importante catalisador para o desenvolvimento das cadeias de valor necessárias, viabilizando novos investimentos no setor.

O mercado de alimentos e bebidas em Moçambique foi estimado em 1,4 mil milhões de dólares em 2020 e deverá crescer até 2,4 mil milhões de dólares em 2025. Norfund vê um grande potencial para um maior crescimento para a empresa.

“A Terramar fornece aos clientes produtos de qualidade e acessíveis. Ao contribuir para o desenvolvimento da empresa podemos criar mais empregos tão necessários, ao mesmo tempo que aumentamos a segurança alimentar de Moçambique”, afirma Mutasa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *